iOS 7 contra Android 4.2, e batalha ainda tem a participação do Windows Phone.

grd

Como bons amantes da tecnologia a maioria dos leitores da MobileXpert deve estar ciente de que a Apple lançou o seu novo sistema operacional móvel, iOS 7, durante o WWDC 2013, evento para desenvolvedores que está servindo como palco para a apresentação das últimas novidades da empresa da maçã. Mas voltando ao novo iOS, houve uma grande mudança? Será que a Apple copiou alguma coisa do Android e do Windows Phone? Um comparativo pode nos ajudar a responder essas questões.

Primeiro, é válido dar mais uma olhada no vídeo de apresentação do sistema da Apple.

 

“A mudança mais radical desde o início do iOS”. Com esta frase a Apple definiu a essência da nova atualização. E a verdade é que houve algumas mudanças, e muito radicais, mas são revolucionárias o suficiente? Os usuários do iOS se surpreenderão com muitas dessas mudanças que não podiam desfrutar até agora, mas já não é possível fechar os olhos para o grande sucesso do Android e os investimentos da Microsoft no Windows Phone.

Linha Geral

O iOS7 teve sua aparência totalmente redesenhada, a paleta de cores foi alterada e o design ficou muito mais plana. Além disso, os ícones deixaram o estilo arredondado para dar lugar aos modelos planos e de cores básicas. O resultado é controverso. Existem pessoas que amaram e pessoas que odiaram.

Design

A primeira coisa que chama a atenção no iOS é, sem dúvida, o seu novo estilo visual. A partir da tela de desbloqueio até o menu de aplicativos, tudo tem um ar etéreo que transmite limpeza e clareza. No entanto, não se pode deixar de notar um pequeno detalhe, é que o design do iOS 7 é muito parecido com o Holo, projeto que a Google introduziu com o Android 4.0 e vem evoluindo a cada lançamento.

Tomando como exemplo a tela de desbloqueio, em que o relógio é o protagonista em um fundo de leves efeitos visuais. Logo em seguida temos a data, e abaixo está o botão para desbloquear o smartphone, além de um ícone direto para lançar a câmera. Pois esses aspectos são exatamente os mesmos vistos por qualquer usuário Android quando ele quer desbloquear o dispositivo. As semelhanças são notáveis, a tal ponto que até mesmo a tela padrão de fundo parece ser a mesma com outras cores.

Android 4.2 Jelly Bean Vs iOS 7

Centro de controle

A primeira mudança que muitas pessoas solicitavam era ter a um clique todas as configurações principais: WiFi, modo avião, Bluetooth, etc… Como você pode ver, ele também controla a iluminação e música, bem como algumas aplicações extras.

No Android, não é necessário dizer que isto também não é novo. Disponível a partir do Android 2.3 nas interfaces modificadas de fabricantes como Samsung e incluído oficialmente com o Android 4.2, é uma opção que qualquer usuário Android usa habitualmente. As únicas diferenças são que são acessados ??por deslizamento de baixo para cima (o contrário do Android), e alguns atalhos interessantes, como câmera e calculadora.

22768-grd

Centro de Notificações

Outra inovação no uso do iOS 7 é que agora podemos acessar um menu de notificações sem ter que desbloquear o dispositivo, basta deslizar para baixo como no Android. O menu de notificação é exatamente isso. Sim, uma característica interessante é dividir as notificações por datas e “perdidas”, mas seria necessário passar muito tempo sem consultar o smartphone para que a segunda opção fosse útil.

No Android o centro de notificação também já está presente há muito tempo e a partir da versão 4.1 foram melhorados para que fosse permitido responder diretamente a partir da própria notificação. No entanto, não existe nenhuma categoria.

22770-grd

Efeito 3D

O vídeo exibe um novo efeito 3D no iOS 7. O efeito em si é bom, mas confira o vídeo abaixo com um aplicativo do Cydia criado há 2 anos.

 

Portanto, não se trata de um novo efeito para os usuários mais entusiastas do iOS, mas sim para a maioria. No Android não há nada parecido como padrão. Mas sim, existem papéis de parede 3D, muito similares ao efeito do iOS 7 inclusive, como é possível ver com um clique aqui.

Multitarefa

A multitarefa foi atualizada para suportar todos os aplicativos, e não apenas um número limitado de serviços, como anteriormente. A Apple diz que os aplicativos podem ser atualizados em segundo plano para economizar bateria e ainda tem uma propriedade que permite que alguns aplicativos sejam atualizados automaticamente em determinados momentos do dia ou de acordo com a sua posição.

No Android existe a multitarefa completa já há um bom tempo, e desde a versão 4.0~4.1 é possível conferir as miniaturas das telas. No entanto, a otimização do uso de aplicativos em segundo plano para uma melhoria da autonomia é um sistema interessante, embora sem dados precisos de seus resultados é difícil garantir a sua relevância. Notem também a semelhança com a função no Windows Phone.

22773-grd

Câmera e Galeria

Sem nenhuma atualização significativa. Apenas uma redesenhada nos aplicativos e alguns detalhes específicos. A galeria agora vai organizar suas fotos automaticamente por data e local onde foram capturadas.

No Android, com a versão 4.2 foram introduzidas melhorias como a câmera photosphere. Sem mencionar os recursos da Samsung como uso simultâneo das duas câmeras, ou os vídeos de três segundos gerados com a HTC. A galeria do Android em alguns fabricantes também é ordenada por datas, recurso presente também no Windows Phone.

22774-grd

Rádio 

Uma das principais melhorias é o novo player de música que agora inclui uma nova interface e os novos serviços de rádio do iTunes, a resposta da Apple para serviços como Spotify. iTunes Radio permite que você ouça as músicas que deseja a partir da biblioteca global do iTunes e até efetuar a compra de algum título, se desejar. Funciona de maneira gratuita com anúncios, ou sem anúncios se você pagar o iTunes Match. Atualmente, apenas disponível nos EUA para começar.

No Android temos o Google Music. Faz exatamente o mesmo, mas não tem versão gratuita, somente paga.

22775-grd

AirDrop

Outra novidade bastante interessante é o AirDrop, que permite compartilhar qualquer arquivo (imagem / música) com um amigo que estiver próximo, sem qualquer configuração prévia. Mas ainda não há referência ao NFC.

No Android temos várias opções para compartilhamento de arquivos, ultimamente baseados em NFC e WifiDirect. Basta aproximar dois smartphones e é realizada a transferência do arquivo automaticamente. Além disso, nos dispositivos da Samsung o Group Play age semelhante ao AirDrop.

22776-grd

Safari

Houve mudança no design do navegador Safari, agora há o modo de tela cheia e se pode alternar entre as abas de forma visual. Ele também permite a sincronização de senhas através do iCloud Keychain, a solução da Apple para salvar os dados sensíveis criptografados na nuvem.

No Android o modo de tela cheia e abas já estão disponíveis há algum tempo. No Chrome não está disponível apenas a sincronização de senhas, mas você também pode salvar os favoritos e até mesmo as abas abertas para continuar navegando em outro dispositivo.

22777-grd

Siri

Siri agora incorpora informações da Wikipédia, Twitter e, talvez a mudança mais importante, a inclusão do Bing. Isto significa que o Google deixará de ser o mecanismo de busca padrão no iOS, e a partir de agora todas as pesquisas são realizadas com o portal da Microsoft. Além disso, você pode escolher entre a voz de um homem e uma mulher.

No Android, compará-lo com todas as novidades do Google Now, como interpretar e executar comandos de voz, nem sequer vale a pena.

Jelly Bean

Conclusão

O iOS 7 não parece uma grande atualização de software, mas um novo “tema” do sistema que poderia ser instalado em qualquer iPhone. Não que o iOS 7 seja ruim, é um sistema operacional excelente, mas não se percebe uma “real inovação”, só reformulação gráfica.

Isso é realmente grave. Trata-se da grande atualização da Apple (mais um ano sem grandes novidades no iOS), e o principal assunto é design. Enquanto o Android ganha novos recursos como Hangouts e incrementos no Google Now, o Android 4.3 está para chegar com mais novidades, e a Samsung oferecendo seus aprimoramentos de software que permitem controlar o smartphone sem tocá-lo, capturar várias fotos, mudar o rosto das pessoas, controlar o smartphone pela visão e centenas de outras coisas, a Apple se limitou basicamente a criar discussões sobre as cores do sistema.

Em suma, observando recursos como AirDrop e iTunes Radio, percebemos que a Google não terá grandes problemas em se manter mais um ano como protagonista no cenário de novidades e inovações para dispositivos móveis com o seu mais que exitoso sistema operacional Android (E já estamos esperando ainda para esse ano as versões 4.3 Jelly Bean e 5.0 Key Lime Pie).

Estaria Tim Cook observando a frase de Pablo Picasso que foi repetida por Steve Jobs? “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.” Confira na voz do saudoso fundador da Apple.

 

Post do site : Mobile Expert

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: