90% dos vírus de celular são para Android.

android-20130525192039

São Paulo – O Android, do Google, é o sistema móvel que mais ganha vírus atualmente, segundo relatório da empresa de segurança F-Secure.

Nos três primeiros meses deste ano, informa a empresa, 149 vírus foram identificados pelos especialistas em segurança digital da F-Secure. Destes, 136 foram feitos exclusivamente para Android; os outros 13 criados para o sistema Symbian.

Neste período, a empresa não encontrou novos vírus para os sistemas iOS (Apple), Windows Phone (Microsoft) e Blackberry, diz o documento da empresa.

Até o final de 2012, os desenvolvedores criavam cerca de 100 novos vírus por trimestre para os celulares. O número aumentou: no primeiro trimestre deste ano foram 149. A alta, de quase 50%, preocupa o mercado – que deve registrar um crescimento nas fraudes eletrônicas feitas em celulares.

Segundo a F-Secure, o relatório aponta ainda uma tendência: que os desenvolvedores de vírus estão começando a colocar seus esforços também nos sistemas móveis. Até pouco tempo, eles se dedicavam apenas em construir vírus para o Windows, na maioria dos casos.

Esta importância dada ao Android, revela o relatório, mostra que os vírus para sistemas móveis estão atingindo seus objetivos, ou seja, em gerar lucros para seus criadores.

Agressivos – Sistema móvel mais usado no mundo, o Android será cada vez mais alvo dos vírus daqui para a frente, informa a F-Secure. E os desenvolvedores estão se sofisticando e criando malware cada vez mais complexos e poderosos.

 

Dois vírus chamaram a atenção da empresa. O primeiro foi um cavalo de troia, chamado Stels, feito para o mercado americano. Ele é enviado num e-mail da “Receita Federal Americana” e, ao infectar o Android, rouba dados pessoais do aparelho. Além disso, usa o celular do usuário para fazer ligações internacionais e para serviços pagos – como recarga de celular.

 

O segundo, feito para o mercado indiano, chama-se FakeJobOffer. Ele envia para o usuário um e-mail da Tata, uma das maiores multinacionais da Índia, com uma proposta de emprego. Mas, para concorrer, o usuário deve fazer um depósito numa conta bancaria – que, logicamente, é dos criadores do vírus.

 

Segundo a empresa, usuários do Android devem usar soluções de segurança no celular, frente ao número de ataques crescentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: