Nokia, Microsoft e Oracle acusam Google de forçar monopólio do Android

googlelogo

O grupo FairSearch, cujos membros incluem Microsoft, Nokia e Oracle, entrou com uma queixa junto da Comissão Europeia contra o Google e Android, dizendo que a empresa está usando o sistema operacional como um cavalo de Tróia para enganar parceiros e monopolizar o mercado móvel.

O Android tornou-se o sistema operacional dominante em unidades vendidas, com 70% do mercado no quarto trimestre, de acordo com a Strategy Analytics. O Google agora está usando esse domínio para bloquear a concorrência no setor móvel, diz a FairSearch.

A maneira como o Google oferece ferramentas como Mapas e YouTube nos smartphones colocam em “desvantagem outros fornecedores, e posiciona o Android no controle dos dados dos consumidores”, enquanto a “distribuição predatória do Android abaixo do custo torna difícil para outros fornecedores de sistemas operacionais recuperar investimentos ao concorrer com a plataforma dominante”, diz comunicado do grupo.

“Estamos pedindo à Comissão que aja rápida e decisivamente para proteger a concorrência e a inovação neste mercado crítico. A incapacidade de agir só anima o Google a repetir abusos nos desktops”, disse o advogado Thomas Vinje, da FairSearch, em um comunicado.

Esta não é a primeira vez FairSearch reclama que vê como anti-concorrenciais as práticas do Google. Além de alvejar ações do Google no setor de search, a coalizão apresentou no mês passado objeções junto à ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) sobre os pedidos da empresa para domínio de nível superior (gTLD), incluindo “. search”, “.fly”. e “.map”.

Post do site : IDgnow

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: